É um exame realizado de forma complementar ao procedimento transtorácico à obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.
Como é feito
As imagens são obtidas por meio de transdutor presente na extremidade da sonda esofágica, introduzida após spray de anestesia local da orofaringe com e após sedação para conforto do paciente.
Nos casos de sedação, o paciente só será liberado após acordar e na presença de um responsável.
Como pode persistir algum efeito sedativo por até 12 horas, o paciente deverá evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou manusear máquinas.
Indicações
É indicado para visualizar a anatomia cardíaca e suas malformações, diagnóstico de fontes de embolia pulmonar e sistêmica, presença de trombos intracavitários pré-cardioversão, melhor detalhamento anatômico e funcional das valvas cardíacas e de próteses valvares (sobretudo em posição mitral), diagnóstico e avaliação de complicações de endocardite, diagnóstico de doenças da aorta, e ecocardiografia transtorácica com limitação importante de imagem.
Preparo
Jejum oral de 6 horas.
É preciso estar acompanhado por familiar ou responsável adulto.